Media Category: Fonte do Ídolo
Fonte do Ídolo
À esquerda da figura togada, pode-se ler a seguinte inscrição: (CEL)ICVS FRONTO / ARCOBRIGENSIS / AMBIMOGIDVS / FECIT, podendo ser traduzida por “Celico Fronto, de Arcóbriga, Ambimógido fez (este monumento)”
Fonte do Ídolo
Fonte do Ídolo
À esquerda da edícula pode-se ler o nome de uma divindade: TONGONABIAGOI. O nicho é adornado por um frontão onde se pode ver uma pomba e um maço.
Desenho executado em 1884/5 por Domingos Rebello Barbosa, desenhador de 1ª classe da Direcção das Obras do Distrito de Braga. – “[…] um desenho eu que lhe havia pedido do monumento, vi que não só se copiava nelle mais uma inscripção, FRONT que os limos haviam antes incoberto, mas (e aqui foi a grande surpresa!) que adiante do o de NABIAGO havia uma espécie de I, que eu não tinha observado quando examinei a pedra em 1884”. – Prof. José Leite de Vasconcelos.
Fonte do Ídolo (entrada)
Santuário rupestre, datável da época romana, dedicado por Celico Fronto, natural de Arcobriga, a uma divindade fluvial (Tongoenabiago). Numa parede rochosa trabalhada e da qual brota uma fonte, observa-se à esquerda um relevo que representa uma figura humana envergando uma toga.. Este togado deve representar Celico Fronto que, de acordo com a inscrição, mandou fazer esta obra. À sua direita, dentro de uma pequena edícula, um busto esculpido deve recordar a divindade à qual o monumento foi consagrado.
Fonte do Ídolo
À esquerda da da edícula pode-se ler CELICVS FECIT.