O Museu Pio XII foi fundado em 1957 pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos que reuniu e legou as colecções de natureza arqueológica e artístico-religiosa. Mais recentemente, em 1982, o museu recebeu a colecção de obras de desenho e pintura de autoria de Mestre Medina, doadas pelo autor à Arquidiocese de Braga. O Museu sofreu uma grande remodelação na transição do milénio, reabrindo ao público a 5 de Dezembro de 2002. Incidindo sobretudo nas áreas da Arqueologia e da Arte Sacra, o acervo é constituído por colecções heterogéneas que incluem cerâmica, têxteis, escultura, ourivesaria, alfaias litúrgicas, numismática, medalhística e pintura.
Media Category: Campo de Santiago e Largo de São Paulo
Museu Medina
O Museu Medina fundado pelo investigador Cónego Luciano Afonso dos Santos está instalado no Seminário Conciliar em Braga. No dia da inauguração, 21 de Junho de 1984, o pintor Henrique Medina oferece a sua obra à Arquidiocese de Braga.O museu além de expor a obra do pintor, é também uma homenagem a Henrique Medina. Instalado do Seminário de Santiago (Séc. XVIII). O espólio inclui 50 pinturas a óleo e 20 desenhos do Mestre Henrique Medina.
Rua D. Gonçalo Pereira
Campo de Santiago
Exemplo do típico terreiro fronteiro a uma das portas e torreões principais da cidade medieval amuralhada a Porta de Santiago -, certamente ponto de passagem obrigatória de uma das variantes do caminho português de Santiago. Mais tarde terá sido regularizada debaixo mesmo programa de abertura de novos campos, levados a cabo pelo incontornável arcebispo D. Digo de Sousa. Hoje pontuada pelo Museu Pio XII, foi no passado a frontaria dos Estudos Gerais, que os Jesuítas dinamizaram em Braga.
Porta da Muralha Medieval
Da velha cintura de muralha que guardava a cidade medieval, reconstruída por D. Dinis e D. Fernando, apenas restam algumas torres e duas portas: a Torre de Menagem e as torres do Campo das Hortas, das Carvalheiras e de S. Tiago (transformada em capela sob o traço de André Soares, em 1756-59; da rua do Souto, chamada Arco da Porta Nova, aberta em 1512 e reedificada em 1773, sob o desenho de André Soares.
Campo de Santiago
Exemplo do típico terreiro fronteiro a uma das portas e torreões principais da cidade medieval amuralhada a Porta de Santiago -, certamente ponto de passagem obrigatória de uma das variantes do caminho português de Santiago. Mais tarde terá sido regularizada debaixo mesmo programa de abertura de novos campos, levados a cabo pelo incontornável arcebispo D. Digo de Sousa. Hoje pontuada pelo Museu Pio XII, foi no passado a frontaria dos Estudos Gerais, que os Jesuítas dinamizaram em Braga.
Rua do Anjo
Típica rua de ronda externa da muralha medieval, que foi ordenada sob o desenho da desta entre os campos dos Remédios (Largo Carlos Amarante) e Santiago. As primeiras casas terão surgido adossadas ao muro dando assim aquela fisionomia irregular que atribui a sua personalidade histórica. Ainda hoje é visível a embocadura da correspondência, testemunho de aí se ter situado um dos primitivos postos do correio na cidade.
Campo de Santiago
Exemplo do típico terreiro fronteiro a uma das portas e torreões principais da cidade medieval amuralhada a Porta de Santiago -, certamente ponto de passagem obrigatória de uma das variantes do caminho português de Santiago. Mais tarde terá sido regularizada debaixo mesmo programa de abertura de novos campos, levados a cabo pelo incontornável arcebispo D. Digo de Sousa. Hoje pontuada pelo Museu Pio XII, foi no passado a frontaria dos Estudos Gerais, que os Jesuítas dinamizaram em Braga.
Largo de São Paulo
Verdadeiro pátio académico de Braga. Espaço delineado entre o edificado do Colégio de Santiago onde funcionaram os Estudos Gerais de Braga, entre os meados dos séculos XVI e XVIII. Pátio interno de entrada meridional da cidade – Porta de Santiago – desde do século XVIII que foi adornada pela capela de Nossa Senhora do Oratório, magnifica peça do Rocaille de Braga atribuído ao risco do célebre André Soares.
Rua do Anjo
Típica rua de ronda externa da muralha medieval, que foi ordenada sob o desenho da desta entre os campos dos Remédios (Largo Carlos Amarante) e Santiago. As primeiras casas terão surgido adossadas ao muro dando assim aquela fisionomia irregular que atribui a sua personalidade histórica. Ainda hoje é visível a embocadura da correspondência, testemunho de aí se ter situado um dos primitivos postos do correio na cidade.