Capela de Nossa Senhora da Lapa

Edificada no século XVIII, onde existiam uns alpendres, sob os auspícios do arcebispo D. Gaspar de Bragança. No interior da capela, destacam-se os altares, os laterais datados de 1781 e 1784, e o principal, datado de 1791, construídos pelos entalhadores Alvaro José Pereira e Francisco de Freitas Rego.

Casa Rolão

Classificada como Imovél de Interesse Público, foi construída nos finais do século XVIII.

Capela da Penha

Mandada reconstruir em 1652, por Pedro de Aguiar e sua mulher, passou, a partir da sua morte, a servir ao Convento da Imaculada Conceição, 1727. No interior, merecem especial atenção os azulejos parietais da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes e, sobretudo, o extraordinário púlpito, obram de Marceliano de Araújo, 1740-50.

Arcada

Um dos “ex-libris” da cidade, a Arcada foi mandada construir encostada à velha muralha medieval em 1725. Com o desenvolvimento da cidade tornou-se o local central, ideal para a existência de cafés, ponto de encontro e cavaqueira dos bracarenses.

Coreto

É o exemplar mais antigo do norte do país e uma das raras peças do século XVIII existente na cidade de Braga.

Igreja dos Congregados

Servindo de Igreja ao Convento dos padres Oratórios, fundado pouco tempo antes, este templo apresenta uma espantosa fachada de um rocócó “abstracto e vibrante”, uma das obras máximas de André Soares (cerca de 1761). Interiormente, apresenta outras obras de André Soares: coro (1761-66); Capela da Nossa Senhora da Aparecida (1761-66); desenho do retábulo da Nossa Senhora das Dores (1755) e da Caixa do Orgão (1755).